Revista HotelNews – Realizando Sonhos com José Fernandes

O ENGENHEIRO AGRÔNOMO QUE ENCONTROU NA SUSTENTABILIDADE UMA FORMA DE GANHAR A VIDA

José Fernandes Franco é  proprietário de empreendimentos turísticos e de hospedagem em Socorro, no interior de São Paulo. Conhecido como Zé Fernandes, o empresário dirige o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos e o Hotel Fazenda Parque dos Sonhos. As empresas se preocupam com a sustentabilidade e passam o conhecimento adiante para as novas gerações.
Zé Fernandes é natural de Socorro e tem dois irmãos – ele é o filho do meio. Seu pai era músico, mas a vocação não passou para ele e, ao invés disso, herdou a paixão de seus avós pela terra e se formou em engenharia agrônoma. Após concluir o curso, atuou por 16 anos na área em multinacionais, mas depois mudou seus planos e decidiu trabalhar em um sítio que havia comprado em sua cidade natal.
Quando atuava na agronomia, o empresário viajava muito, conheceu fazendas na Europa que investiram no turismo e decidiu fazer o mesmo. “Montei um pesqueiro no lago da minha propriedade e um restaurante”, relata. Esta foi a semente para o Campo dos Sonhos. Depois, Fernandes teve a ideia de criar o programa “Vivendo a Natureza”, onde alunos de escolas da região passavam o dia no local para aplicarem na prática aquilo que era ensinado em sala de aula. Com o passar do tempo, instituições da capital começaram a se interessar pelo projeto, mas precisavam pernoitar na cidade. “em 1997, construímos um prédio com 18 apartamentos e entramos no setor de hospedagem” lembra. Já com a alcunha de Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, começou a implantar no local uma série de medidas de sustentáveis.

José Fernandes Franco, diretor dos hotéis fazenda Campo e Parque dos Sonhos posando para foto

Foram instaladas placas solares para aquecer a água., um moinho de vento que bombeia a água para os animais, uma roda d’ água no rio que produz energia elétrica, um centro de reciclagem e de tratamento de água e, mais tarde, placas fotovoltaicas. “Na época já havia um movimento forte para as pessoas não usarem agrotóxicos e fizemos tudo orgânico na fazenda. Construímos minhocário onde é produzido húmus para fertilizar as plantas”, explica.
Em 2000, o  empresário comprou uma área próxima à fazenda, repleta de montanhas e cachoeiras. “Como meu irmão mais velho, Luis Sérgio, tinha bastante ligação com turismo de aventura –  ele é o criador da feira especializada em esportes de aventura, Adventure Sports Fair, resolvemos abrir nesta área o Parque de Aventura”, conta. Lá, os turistas podem praticar modalidade como rafting, bóia-cross e tirolesa. Em 2007, foi inaugurado o Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, empreendimento com 20 apartamentos, 10 chalés e que também segue os princípios da sustentabilidade.
Fernandes fechou uma parceria com o Ministério do Turismo para incluir a acessibilidade em suas propriedades. Além de instalar equipamentos como rampas, sinalizações e chalés adaptados, incluiu atividades accessíveis a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “Desenvolvemos uma cadeirinha para que os deficientes possam descer na tirolesa, por exemplo. Agora, estamos trabalhando  em um pedalinho que se locomove com o uso das mãos”, explica. As iniciativas do empresário renderam reconhecimento.
Em 2014, recebeu da presidente Dilma Rousseff um prêmio em direitos humanos, reconhecendo seus hotéis como empresas que se preocupam com a inclusão.
Com 63 anos, Fernandes está casado pela segunda vez. “Eu e minha esposa temos 40 anos de diferença. Eu sou como um Michel Temer”, brinca. Sem filhos, o empresário espera conseguir “convencer” sua companheira a terem herdeiros. Enquanto as crianças não chegam, ele inaugura agora no meio do ano seu novo empreendimento, o Hotel Fazenda Terra das Colinas, em Bueno Brandão, Minas Gerais. “O hotel é todo feito em contêineres, utiliza energia solar, reutiliza a água e tem um conceito voltado à sustentabilidade”, explica.

Bate Bola:
Música:
Carinhoso, Pixinguinha
Prato:
Bacalhau
Lugar:
Minha cidade, Socorro
Inspiração:
A Natureza
Desejo:
Chegar aos 100 anos com Saúde
Defeito:
Ser teimoso
Qualidade:
Ser persistente, determinado
Dica:
Quanto mais se dá, mais se recebe

Lorena, HotelNews

Ainda tem dúvidas sobre o hotel, disponibilidade, nossas atividades ou sobre a idade do Alfredo, nossa lhama? Preencha nosso formulário de orçamento informando datas, números de pessoas, email e telefone que nossa equipe de reservas entra em contato com você!

Translate »
Fechar